ENEM, perguntado por ceciliasn206, 1 ano atrás

Nos dois governos da década de 1980 de JoãoBaptista Figueiredo e de José Sarney, o paradigmade política exterior acoplado ao desenvolvimentonacional evoluiu para uma fase de crise econtradições. O Brasil, como a maioria dos paísesem desenvolvimento, passou a sofrer os efeitos dosistema internacional, ao mesmo tempo em que suacapacidade de influir sobre ele reduziu-se.Considerando esse contexto, avalie as seguintesasserções e a relação proposta entre elas.I. As contradições da política exterior nodecênio de 1980 correspondem, entreoutros fatores, ao aumento das pressõesgeradas pela crise da dívida externa e pelaascensão de políticas neoconservadoras eagressivas, no campo estratégico, em paísescomo os Estados Unidos da América (EUA).PORQUEII. O objetivo dos EUA era ganhar a GuerraFria contra a União Soviética e dificultarpolíficas de autonomia em nações doTerceiro Mundo, como o Brasil, que buscoupreservar, em condições adversas, umaposição universalista e investir em agendasregionais de reaproximação com a Argentina,que originaram o Mercado Comum do Sul(Mercosul) na década seguinte.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, ea II é uma justificativa correta da I.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.O A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II éuma proposição falsa.@ A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.O As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por jefinhoibugh
0

Resposta:

Joãobapista Figueiredo

Respondido por ferretti
0

O período que marca a Guerra Fria, mas em especial, o processo de transição da Guerra Fria para a nova ordem mundial, é bastante interessante do ponto de vista geopolítico, veja:

I. As contradições da política exterior no decênio de 1980 correspondem, entre outros fatores, ao aumento das pressões geradas pela crise da dívida externa e pela ascensão de políticas neoconservadoras e agressivas, no campo estratégico, em países como os Estados Unidos da América (EUA).

Correto. O mundo viveu um período de intensas contradições políticas, motivadas principalmente pelo exercício do poder das potências mundiais em um contexto onde se evitava ao máximo os conflitos diretos.

PORQUE

II. O objetivo dos EUA era ganhar a Guerra Fria contra a União Soviética e dificultar políticas de autonomia em nações do Terceiro Mundo, como o Brasil, que buscou preservar, em condições adversas, uma posição universalista e investir em agendas regionais de reaproximação com a Argentina, que originaram o Mercado Comum do Sul (Mercosul) na década seguinte.

Correto. Assim como a primeira afirmativa, essa explicação parte de um ponto de vista crítico ao modelo americano, e entende que os EUA, por seu interesse em expandir seu poder político e militar, incentivou o controle duro dos países sob sua influência.

Está correto o que se afirma na alternativa A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Perguntas interessantes