História, perguntado por biancajdyas, 9 meses atrás

Nos dicionários da Língua Portuguesa há inúmeros verbetes que, ao lado do significado original de algumas palavras relacionadas à história da Grécia Antiga, apresentam outros, menos literais. Vejamos alguns deles.

a) “Espartano” significa originalmente “relativo a Esparta”. Mas também é sinônimo de “austero” e “sóbrio”. Como explicar esses outros significados?

b) “Draconiano” significa “referente a Drácon”, mas também “rigoroso” e “severo”. Qual a relação entre a figura de Drácon e esses outros significados?

c) “Ostracismo” é frequentemente usado como sinônimo de “afastamento” (da vida social, intelectual etc.). Como explicar esse significado considerando a história de Atenas?

Soluções para a tarefa

Respondido por amabilysilvalima08
31

Resposta:

a) Pode ser explicado pelo fato da sociedade espartana ser muito rigida e disciplinada.

b) Leva esses significados por ter sido uma sociedade severa e sanguinária.

c) Se deve ao fato do ostracismo ser uma punição na qual o cidadão era banido por 10 anos.

Respondido por mileni0w0
0

Resposta:

a) Esse outros significados podem ser entendidos pois Esparta era uma sociedade rigidamente militar e havia uma disciplina severa, e obediencia a viver pelos cidadãos espartanos como um todo

b)Drácon foi responsável por realizar as leis por escrito após a revolta da população por leis iguais, mais com isso ele fez leis extremamente rígidas como por exemplo "se roubar comida morre" visto que nobres não precisariam roubar alimento

c) Ostracismo era uma punição no qual o julgado seria banido por 10 anos

.

.

.

.

espero ter ajudado <3

Perguntas interessantes