É importante analisar que as diferenças culturais existem não apenas entre países, mas estão presentes também entre membros da mesma nação. Por exemplo, em uma situação em que índios brasileiros ocupem uma estrada para reivindicar seus direitos, o negociador deverá respeitar os costumes indígenas, sob risco de inflamar ainda mais a situação. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O mesmo negociador, em situação semelhante de invasão, em uma grande cidade como São Paulo, deveria ter atitudes completamente diferentes.
PORQUE
II. A cultura de cada um dos grupos (embora sejam todos brasileiros) é muito diferente.
Assinale a alternativa correta:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O gabarito é dado pela letra D.
I) CERTO. Porque o tipo de negociação varia de acordo com a pessoa (ou grupo) e situação em que é apresentada. No contexto de uma invasão de propriedade urbana ou rural, o negociador pode contar com a ajuda da polícia e negociar de forma pacífica com os responsáveis.
Neste cenário, a presença da autoridade policial contribui para a segurança de todas as partes envolvidas no processo de negociação.
II) CERTO. Na prática, isso significa que, de acordo com a comunidade (ou grupo social), a recepção do negociador pode ser pacífica ou hostil. Nesta perspectiva, é preciso que o negociador saiba respeitar e lidar com as diferenças culturais presentes em cada grupo social.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes