Nos dias atuais, vive-se uma realidade que ainda se distancia muito do que está estabelecido pela meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), qual seja "universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos”, isto é, inúmeras crianças nessa idade, ainda estão fora da escola.
Observe os quadros a seguir sobre a oferta na educação infantil no Brasil com relação ao número de creches e pré-escolas e a porcentagem de alunos de 0 a 5 anos matriculados na educação infantil.
Imagine que você é uma vereadora no seu município e constatou que sua cidade não atingiu a meta estabelecida. Quais ações você recomendaria para que se consiga atingir essa meta? Justifique a resposta.
Soluções para a tarefa
A universalização da educação compreende meta e objetivo determinante para a melhoria de diversos aspectos nacionais. Infelizmente, sabe-se que esta não é uma realidade vivenciada no território brasileiro, e diante disso, é imprescindível que medidas adequadas sejam tomadas para alterar tal cenário.
Sendo assim, é essencial que visitações em residências, campanhas midiáticas, bem como interações com famílias dos estudantes sejam efetivas para alterar tal cenário.
Resposta:
Explicação:
Pelas informações observadas, as redes públicas municipais se constituem nas maiores responsáveis pelo atendimento na educação infantil, que é totalmente gratuito às famílias. Assim, recomendaria ao poder público mais investimentos em expansão nas redes públicas municipais em educação infantil e a expansão de suas matrículas, por meio do estabelecimento de convênios com instituições privadas sem fins lucrativos.