História, perguntado por jpedrofraga, 1 ano atrás

Norma e Conflito
Texto acadêmico
"As Devassas mineiras foram inicialmente efetuadas por deliberação do bispado do Rio de Janeiro (1721-1748), passando para a jurisdição do bispado de Mariana a partir de sua criação. No que toca ao aspecto formal, obedecem ao modelo fixado pelas Constituições do Arcebispado da Bahia, onde estão determinadas, entre outras coisas, as atribuições dos visitadores, a maneira de se publicar o Edital da Visita e de se proceder ao interrogatório, arrolando-se também os delitos.
Segundo rezam as Constituições, os visitadores deveriam sempre ser eclesiásticos, “sacerdotes virtuosos, prudentes e zelosos da honra de Deus e salvação das almas”, podendo ser ou não letrados. Dentre as matérias a zelar, ocupam o primeiro plano as questões referentes à adequação do culto e observância da religião; entretanto, na prática, é sobre o comportamento cotidiano da população no seu aspecto mais geral – e não no restrito apenas às questões religiosas – que incide o olhar vigilante da Igreja: as testemunhas que comparecem à Mesa da denúncia falam muito mais da vida amorosa, da sexualidade, dos costumes de seus semelhantes, do que da sua regularidade no comparecimento às missas e na obediência dos jejuns."

A partir do documento e dos debates que ele suscita, escolha uma alternativa:

(A) A documentação de denúncias e processos revela que a sociedade mineradora, por ser iletrada, não entrava em conflito com dogmas católicos.


(B) A administração e execução das Devassas ocorriam nos principais centros coloniais, indicando um esforço de controle social.


(C) A sociedade e a cultura do século XVIII podem ser estudadas pelos historiadores a partir dos registros produzidos pelas Devassas.


(D) Os preceitos religiosos se constituíam como normas a serem seguidas pelos cristãos, dentro e fora das igrejas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

Pela análise do documento podemos dizer que é possível estudar neles a sociedade e os costumes do Século XVIII. Alternativa D.

O fato de serem iletrados não os impedia de compreender os dogmas e nem os colocava necessariamente em conflito - havia iletrados que julgavam a piedade dos outros, por exemplo -, e nem é dito no documento que tais coisas aconteciam somente em grandes centros coloniais - são mencionadas pequenas cidades do interior, por exemplo.

Só podemos afirmar mesmo que ao analisá-los podemos ver como as pessoas agiam e comparar com os nossos tempos.

Perguntas interessantes