No vôlei, quando a equipe adversária saca a bola eu posso passar a bola direto de toque?
Soluções para a tarefa
Resposta:
SAQUE E ROTAÇÃO
– Antes do início do jogo, o árbitro se reúne com os dois capitães das equipes para um sorteio. O vencedor recebe o direito de escolher entre seu time começar sacando, recebendo ou o lado da quadra. No início dos sets seguintes, os times se alternam entre quem começa sacando (time A começa sacando o 1º, 3º e 5º sets; time B 2º e 4º sets).
– Todos os pontos devem ser iniciados com um saque. O jogador na posição 1 é o responsável por sacar e ele deve se manter dentro da área delimitada até golpear a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto.
– Quando uma equipe que está no saque vence o ponto, ela continua a sacar. O mesmo sacador é mantido, até que o adversário vença um ponto. Quando o time recebedor vence um ponto, ocorre a “rotação”.
– Todos os jogadores do time que pontuou são obrigados a trocar seu posicionamento, seguindo o sentido horário. O jogador que estava na posição 2 vai para a 1 e torna-se o sacador. A rotação ocorre para garantir que todos os atletas passarão por todas as posições e terão seu turno de saque. Os jogadores do time que estava sacando anteriormente e perdeu o ponto não realizam a rotação.
– O líbero jamais pode ser o sacador, portanto ele nunca pode substituir um jogador que esteja na posição 1.