No verso "Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada", pode-se perceber:(A) o emprego da citação, pela apropriação da expressão bíblica "do pó viemos e ao pó voltaremos", com o fim de ressaltar a permanência da beleza de Maria em oposição ao pó passageiro. (B) o uso da metáfora, através do emprego dos substantivos "terra", "cinza", "pó", que simbolizam elementos do cemitério, culminando com o pronome "nada", que se refere à ausência de sentimentos do poeta. (C) o uso da gradação, pela disposição de vocábulos em seqüência, na qual se nota uma direção de sentido, enfatizando a transformação que o tempo opera na beleza. (D) o emprego da enumeração, pela revisão de todas as maneiras, circunstâncias e partes da beleza de Maria, reforçando os aspectos positivos e permanentes desta beleza. (E) o emprego do contraste entre a beleza de Maria e a feiúra do cemitério, cheio de cinza, pó e sombra, que não servem para nada.
#UFF
Soluções para a tarefa
No verso "Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada", pode-se perceber: (C) o uso da gradação, pela disposição de vocábulos em seqüência, na qual se nota uma direção de sentido, enfatizando a transformação que o tempo opera na beleza.
Gregorio de Matos Guerra, foi um advogado e poeta do Brasil na epoca que era uma colonia de Portugal. E considerado um dos maiores poetas barrocos tanto de Portugal como do Brasil.
O poema de Gregorio de Matos possui figura de linguagem chamada de gradacao, que possui relacao com a enumeracao, colocando-se ideias de forma crescrente - que sugere um climax, ou decrescente - sugerindo um anticlimax. No caso ha uma gradacao descrecente, pois a beleza de Maria ira diminuir com o tempo.
Resposta:
não sei
Explicação:
não sei me ajudar