Comparando o poema de Gregório de Matos com o de Carlos Drummond de Andrade, pode-se afirmarque:(A) no primeiro prevalece o tema do carpe diem (aproveite o momento), característico do Barroco, enquanto no segundo se trata dos vários tempos da vida; (B) no primeiro, há um estímulo a gozar a vida, característica do Romantismo, enquanto no segundo se propõe a anulação do tempo e sua substituição pelo sonho; (C) no primeiro há um elogio à beleza de Maria, musa do Modernismo, enquanto no segundo existe um desejo de que a ciência reveja o sonho que resta de viver e o contratempo; (D) no primeiro há um estímulo a que se goze a beleza enquanto o tempo não a elimina, como no Simbolismo, enquanto no segundo se anula a beleza do tempo; (E) no primeiro existe um estímulo a gozar a mocidade, conforme o Realismo, enquanto no segundo se ressalta a diferença entre a hora de nascer e a hora de morrer.
#UFF
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A resposta e:
(A) no primeiro prevalece o tema do carpe diem (aproveite o momento), característico do Barroco, enquanto no segundo se trata dos vários tempos da vida.
Note que o poema escrito por Gregório de Matos destaca a beleza e juventude de Maria, de forma a lhe aconselhar a aproveitar da melhor forma esse momento da vida, como expresso no verso "Goza, goza da flor da mocidade".
O autor pede que ela aproveite o tempo a juventude e a beleza, posto que a beleza é efêmera e se desfaz com o passar do anos.
Por outro lado, Carlos Drummond de Andrade no seu poema fala de qualquer tempo e de todos os tempos possíveis, como os versos "Qualquer tempo é tempo. / A hora mesma da morte / é hora de nascer".
Perguntas interessantes