No universo das startups, o tipo de investimento existente é o investimento de risco. Isso porque, como vimos, as startups são negócios que estão a pouco tempo no mercado, com alta volatilidade, o que não apresenta alta segurança de retorno para os investidores.
Sobre os tipos de investimentos existentes para startups, analise as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) No tipo de investimento chamado de bootstrapping, é o próprio empreendedor ou são os chamados “family, friends and fools” (família, amigos e tolos), que investem no negócio.
( ) Investimento-anjo e capital semente são realizados exclusivamente por pessoas físicas, com dinheiro próprio, em startups iniciantes.
( ) Venture building é o investimento feito por meio da compra de uma participação acionária na startup, com o objetivo de saída posterior da operação.
( ) Venture capital foca em apoiar a startup de uma forma mais ampla, em questões que vão desde o planejamento estratégico, estrutura física, apoio comercial e no crescimento do negócio, ficando com um percentual maior da startup.
( ) Há ainda a possibilidade de uma incubação ou aceleração que inclua o investimento de recursos financeiros na empresa.
Agora, marque a sequência correta:
A V, V, V, V, V
B V, F, F, F, V
C V, F, V, V, V
D V, V, F, F, V
E F, F, F, F, F
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta letra B
Explicação:
Boostrapping: primeiro passo da jornada de busca por investimentos, quando o(s) próprio(s) founder (ou founders) investe(m) no seu negócio, com dinheiro do próprio bolso. Há uma brincadeira que defende que, nessa fase, um empreendedor só vai conseguir dinheiro dos chamados três efes – friends, family e fools (ou amigos, família e tolos).
Investimento-anjo: investimento feito por pessoas físicas, com dinheiro próprio, em startups iniciantes.
Capital semente ou seed: feito por pessoas físicas ou jurídicas, é um tipo de investimento em startups em estágio inicial de operação, com algum produto no mercado e já realizando algumas vendas.
Venture capital: investimento feito por meio da compra de uma participação acionária na startup, com o objetivo de saída posterior da operação.
Venture building: foca em apoiar a startup de uma forma mais ampla, em questões como planejamento estratégico, estrutura física, apoio comercial e para o crescimento do negócio, ficando o investidor com um percentual maior da startup que nos investimentos de venture capital.
No universo das startups há, ainda, a possibilidade de uma incubação ou aceleração que inclua o investimento de recursos financeiros na empresa.
Resposta:
LETRA B - V,F,F,F,V
Explicação:
Investimento-anjo e capital semente são dois tipos diferentes de investimento, que as definições de venture capital e venture building estão invertidas. Segue a definição correta das afirmações apresentadas como falsas:
Investimento-anjo: investimento feito por pessoas físicas, com dinheiro próprio, em startups iniciantes;
Capital semente ou seed: feito por pessoas físicas ou jurídicas, é um tipo de investimento para startups em estágio inicial de operação, com algum produto no mercado e já realizando algumas vendas;
Venture capital: investimento feito por meio da compra de uma participação acionária na startup, com o objetivo de saída posterior da operação.
Venture building: foca em apoiar a startup de uma forma mais ampla, em questões que vão desde o planejamento estratégico, estrutura física, apoio comercial e no crescimento do negócio, ficando com um percentual maior da startup que os investimentos de venture capital.