No último exame de pré-natal que D. Januária realizou, foiidentificado um AgHbs positivo. Como ela entrou em trabalho de parto antes do previsto, não teve oportunidade deconversar com seu obstetra. No berçário, ao examinar acriança, de posse dos resultados dos exames maternos, opediatra deve fazer a seguinte orientação para a criança(A) ficar em observação rigorosa nas primeiras 48 horas devida para identificar surgimento de icterícia e realizar asprovas sorológicas para evidenciar a infecção pelo vírusB da hepatite.(B) suspender amamentação até receber o resultado dasorologia do recém-nascido.(C) administrar a vacina contra hepatite B e a imunoglobulinaespecífica para hepatite B no recém-nascido nas primeiras 6 horas de vida e manter a amamentação.(D) administrar no recém-nascido a imunoglobulina específica para hepatite B nas primeiras 12 horas de vida e a vacina contra hepatite B até o final do primeiro mês de vida.(E) prescrever aciclovir para o recém-nascido ainda no berçário e suspender a amamentação.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que a resposta correta é a alternativa letra c) administrar a vacina contra hepatite B e a imunoglobulina específica para hepatite B no recém-nascido nas primeiras 6 horas de vida e manter a amamentação.
Vamos aos dados/resoluções:
É de conhecimento público que por eliminação, teremos:
A. A hepatite B neonatal cursa assintomática, pois o período de incubação é longo, logo, essas crianças não farão icterícia nos primeiros meses.
B. A transmissão do vírus B ocorre durante o parto e não é transplacentária. Assim, a sorologia nos primeiros dias não ajudará.
C. Esta é a resposta correta pois como a transmissão é durante o parto, a administração da imunoglobulina e vacina nas primeiras horas garante uma altíssima proteção ao recém-nascido. Uma vez vacinado, o risco de transmissão pelo leite materno torna- se desprezível, sendo assim, os benefícios do leite materno superam o seu risco de transmissão do HVB.
D. A recomendação é fazer a primeira dose da vacina nas primeiras horas, realizando pelo menos outras duas ou três doses.
E. Não existe essa recomendação. O procedimento neonatal é profilático e não terapêutico.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)