Biologia, perguntado por assuncaomartins, 1 ano atrás

No tronco de uma árvore, o floema está localizado mais externamente, próximo à casca, e o xilema é mais interno. Na figura abaixo, está representado um experimento em que foi retirado do tronco de uma árvore um anel da casca, contendo os vasos liberianos. Observe o que aconteceu na região do corte, algumas semanas depois. a. Justifique o que foi observado na árvore após a retirada do anel da casca. b. O que você acha que aconteceria com a árvore, semanas depois dessa observação? Justifique a resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por vandy091
41
Bom dia,

a) Foi observado o entumecimento da casca na região imediatamente anterior ao corte. Isto é, houve uma dilatação da casca na região anterior a porção retirada do anel, no sentido copa-raiz. Isso aconteceu devido a alta deposição de tecidos na região exterior da casca, especificamente na região anterior ao corte. Tal evento se deve ao fato de o local estar extremamente rico em nutrientes orgânicos, visto que todo a seiva elaborada passou a se acumular nessa região, pois, devido ao corte, perdeu a capacidade de conduzir até as raízes (é como uma ponte caída). Em síntese, o acúmulo de seiva elaborada propiciou o acúmulo de tecidos, o que fez com que a região fosse dilatada (devido a deposição de tecidos).

b) A árvore morreria, haja vista que a seiva elaborada deve chegar até as raízes, a fim de suprir suas necessidades de nutrientes orgânicos. A planta toda morreria porque se as raízes morrem pela falta de nutrientes orgânicos, a copa torna-se impossibilitada de obter nutrientes inorgânicos (seiva bruta) pelo xilema, que por sua vez tem seu início nas raízes. 

Espero ter ajudado.
Anexos:
Perguntas interessantes