No trecho abaixo, da canção “Cálice”, do cantor e compositor da MPB Chico Buarque, é feita uma crítica disfarçada ao regime da ditadura militar que aconteceu no Brasil. “Pai! Afasta de mim esse cálice Pai! Afasta de mim esse cálice Pai! Afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue Talvez o mundo não seja pequeno (Cale-se!)Nem seja a vida um fato consumado (Cale-se!) Quero inventar o meu próprio pecado (Cale-se!) Quero morrer do meu próprio veneno (Pai! Cale-se!)Quero perder de vez tua cabeça! (Cale-se!)Minha cabeça perder teu juízo. (Cale-se!)Quero cheirar fumaça de óleo diesel (Cale-se!)Me embriagar até que alguém me esqueça (Cale-se!)”Que palavra ou expressão escolhida pelo compositor evidencia essa crítica?
1 ponto
A- Afasta de mim esse cálice
B- Quero inventar o meu próprio pecado
C- Vinho tinto de sangue
D- (Pai! Cale-se!)
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A música começa com a referência de uma passagem bíblica: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice" (Marcos 14:36). Lembrando Jesus antes do calvário, a citação convoca também as ideias de perseguição, sofrimento e traição.
Usada como forma de pedir que algo ou alguém permaneça longe de nós, a frase ganha um significado ainda mais forte quando reparamos na semelhança de sonoridade entre "cálice" e "cale-se". Como se suplicasse "Pai, afasta de mim esse cale-se", o sujeito lírico pede o fim da censura, essa mordaça que o silencia.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Informática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás