No texto clássico "Da Divisão do Trabalho Social", Durkheim analisou os modos de consenso e coesão entre os indivíduos nas sociedades "arcaicas" e modernas e sua relação com a divisão do trabalho. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que corretamente apresenta o modo pelo qual Durkheim compreendeu esses mecanismos de solidariedades social.
Soluções para a tarefa
Nas sociedades “arcaicas” há imposição de códigos morais com a forte presença do consenso e da repressão (D).
A teoria de Durkheim
Sua teoria mais famosa é o Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado.
Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso, que é o conceito de anomia.
Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais aos membros da sociedade.
Saiba mais sobre Durkheim em: brainly.com.br/tarefa/17424291
#SPJ4
Resposta:
Explicação:
A resposta correta é: Nas sociedades arcaicas e capitalistas a divisão social do trabalho produz mecanismos distintos para garantir a coesão do grupo. Respectivamente: a identificação e a complementaridade.