História, perguntado por Elba320, 1 ano atrás

No texto “Cidades-estado na Antiguidade Clássica”, Norberto Guarinello afirma que o fenômeno das cidades-estados foi geograficamente localizado e circunscrito: às margens do mar Mediterrâneo. Segundo o autor, que elemento deu o caráter único a essas comunidades dentre as sociedades agrárias da História e foi fundamental para o seu desenvolvimento?

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
14

O texto de Norberto Guarinello sobre as Cidades-Estado da Grécia, é bastante elucidativo ao revelar algumas características fundamentais da formação destas unidades administrativas no período Antigo.

A Grécia se organizou dessa forma principalmente por questões climáticas e geográficas, dado que os terrenos acidentados e os desafios naturais apresentavam barreiras para a formação de um Império unificado.

O elemento que deu o caráter único para as sociedade agrárias da História e foi fundamental para o seu desenvolvimento foi o elemento da produção coletiva na agricultura. Isto é: os indivíduos uniam-se para trabalhar em terras comuns, com o objetivo de alimentar a comunidade.


wdonizeti63: A cidade-estado introduz na história uma concepção absolutamente nova. Qual é essa concepção?
A possibilidade de um grupo de indivíduos dotar-se de seus próprios instrumentos de governo e de organização em todos os níveis.
A possibilidade de escravizar seus integrantes por dívidas não pagas.
A celebração de cultos personalistas aos deuses, sem a necessidade de adoração de divindades coletivas.
A inclusão de mulheres na vida pública, com o direito de participação política.
leticiabmarcelino: A cidade-estado introduz na história uma concepção absolutamente nova. Qual é essa concepção?
Respondido por tonicosud
12

Resposta:

A propriedade privada da terra.

Explicação:

O conteúdo se encontra no livro. Segue foto do trecho no anexo.

Anexos:

karlteles: A propriedade individual da terra foi essencial para o desenvolvimento das cidades-estados, as quais eram formadas por associações de proprietários que defendiam coletivamente seus interesses, sem um poder superior que regulasse suas relações.
Perguntas interessantes