No texto "As formas elementares da vida religiosa", de Durkheim, hão uma tentativa de compreender função da religião para as relações entre indivíduo e sociedade. Analise as afirmações abaixo sobre esse tema: I - Para Durkheim, a religião não tem nenhuma função social e, portanto, está fadada ao desaparecimento. II – Para Durkheim, as representações religiosas devem ser entendidas como representações coletivas que exprimem realidades sociais. III – Segundo Durkheim, os rituais permitem que a sociedade atualize a si própria e a religião cumpre também essa função. Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Estão corretas as afirmações I e II. b) Estão corretas as afirmações I e III. c) Estão corretas as afirmações II e III. d) Somente a afirmação I está correta. e) Somente a afirmação II está correta. 3) Os rituais são um dos temas mais tradicionais da Antropologia, estando presente em diversas análises clássicas e também contemporâneas. Considere as afirmações abaixo sobre o tema: I – Através da análise dos rituais é possível entender determinados aspectos da relação entre indivíduo e sociedade. Além disso os rituais ajudam nos processos de cooperação entre os indivíduos. II – Os rituais são relevantes para a compreensão de sociedades tradicionais e de pequena escala, mas não contribuem para a compreensão das sociedades modernas. III – Os rituais são eventos especiais, únicos, críticos, ou seja, eventos não cotidianos, eles estão presentes em sociedades tradicionais e também nas sociedades ocidentais. Alternativas: a) Estão correta as afirmações I e III. b) Estão corretas as afirmações I e II. c) Estão corretas as afirmações II e III. d) Está correta somente a afirmação I. e) Está correta somente a afirmação II. 5) A antropóloga brasileira Mariza Peirano, aponta alguns elementos importantes no que se refere à análise de rituais, sendo uma das autoras obrigatórias para quem quer se dedicar ao tema. Considere as afirmações abaixo sobre a reflexão da autora sobre os rituais. I - Para Peirano, a definição do que é um ritual sempre se dá a partir de uma etnografia, ou seja, devemos saber o que nativos pensam sobre determinado evento, para só depois conceitua-lo como um ritual. II – Para Peirano, existe, nos rituais, um certo grau de convencionalidade, de redundância, que combinam palavras e gestos. III – Para Peirano, rituais só existem em sociedades indígenas, já que nas sociedades ocidentais esses eventos deixaram de existir, pois não tem mais nenhuma função. Assinale a resposta correta: Alternativas: a) Estão correta as afirmações I e III. b) Estão corretas as afirmações II e III. c) Estão corretas as afirmações I e II. d) Está correta somente a afirmação I. e) Está correta somente a afirmação II. 6) Na obra "Carnavais, Malandros e Heróis", de Roberto Damatta, temos a demonstração da importância dos rituais em sociedades tradicionais e em sociedades modernas. Considere as afirmações abaixo sobre o trabalho de Damatta: I – Para Damatta, a análise dos rituais em sociedades modernas ajuda a compreender a ideologia dominante e o sistema de valores da sociedade. II – Para Damatta, nas sociedades modernas e individualistas, o ritual deixou ter importância, tal qual acontece em sociedades de pequena escala. III – Para Damatta, apenas os rituais oficiais e de Estado podem ser analisados, pois estes possibilitam a transmissão de valores importantes, diferente do que acontece no carnaval. Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Estão corretas as afirmações I e II. b) Estão corretas as afirmações I e III. c) Estão corretas as afirmações II e III. d) Somente a afirmação I está correta. e) Somente a afirmação II está correta. 7) Vitor Turner pode ser considerado um dos principais teóricos quando se trata de análise de rituais, em suas discussões a ênfase recai sobre os ritos de passagem, que contém três fases. Considere as afirmações abaixo sobre a abordagem de Turner: I – Segundo Turner, os rituais têm três fases: a fase da separação, a fase limiar e a fase de reagregação A fase limiar é marcada por ambiguidades. II – Segundo Turner, nos rituais de passagem temos três fases centrais: a fase de separação, a fase limiar e a fase de reagregação, sendo a fase limiar a última presente em um ritual. III - A fase da reagregação é caracterizada pela consagração da passagem, e novamente o sujeito ritual passa a ter um estado relativamente estável. Assinale a resposta correta: Alternativas: a) Estão corretas as afirmações I e II. b) Estão corretas as afirmações I e III. c) Estão corretas as afirmações II e III. d) Somente a afirmação I está correta. e) Somente a afirmação II está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Boa noite, assinalei:
1 C
3 A
5 C
6 D
7 B
Espero que tenha ajudado.
Explicação:
manarg:
obrigado
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás