Português, perguntado por gabyazzevedo7427, 1 ano atrás

No texto 2 Gregório de Matos de forma original foge aos padrões do barroco e incorpora palavras indígenas na língua portuguesa Europeia e as utiliza em um soneto inconformado com A Ascensão social dos mestiços os cidadãos caramurus da Bahia o poeta e ataca as origens e o universo cultural desse segmento social. A) que expressões na primeira estrofe depreciam o mestiço B) a falta de clareza e o jogo sonoro produzido pelo emprego de palavras que descrevem plantas objetos e alimentos utilizados pelos indígenas provocam que efeito de sentido no poema o B) poema tem como alvo os fígados mestiços e os critica por Se precisarem ter caramurus ou seja brancos europeus Explique como essa ideia é reforçada no último verso do poema

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
183

a) As expressões que depreciam o mestiço são:

"Descendente do sangue de tatu" e "torpe idioma".

b) O efeito de sentido é de humor e de depreciação e ridicularização da cultura indígena, como se os índios fossem bárbaros, indecentes e repulsivos.

> O que causa isso é o uso de palavras de sonoridade esquisita ao português, como "carimá", "Pirajá", "Cobé", "muqueca", além da organização caótica dos versos.

c) Essa ideia é reforçada no último verso quando o eu-lírico diz que os fidalgos caramurus são mestiços e sua cultura é a indígena, logo não são europeus.

Poema "Aos principais da Bahia, chamados os Caramurus", de Gregório de Matos.

Perguntas interessantes