No Taoísmo: antiga Religião chinesa dos xamãs, orientada pelos princípios éticos do intervir na natureza somente naquilo que é extremamente necessário, isto é, respeitar o ritmo e a dinâmica da natureza, a ética é orientada pelo segmento de: 1. Não enganar os outros; 2. Não iludir; 3. Praticar boas ações; 4. Fazer penitências pelos próprios erros; 5. Buscar progredir na meditação e na vida diária. com base nas orientações éticas do Taoísmo, que atitudes devem ser consideradas nos dias atuais com relação à ecologia? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Taoismo, Taurismo ou daoísmo é um pensamento filosófico e religioso que prega a vida em harmonia com Tao (caminho ou via). Tem origem em crenças panteístas antigas e xamânicas chinesas. O pensamento foi criado a partir dos ensinamentos de Lao Tse e tem o livro Tao Te Ching como alicerce filosófico.
Segundo a religião, a sabedoria presente no Tao é única no Universo e todos devem seguir tais ensinos, pois ele é o caminho natural dos acontecimentos. O Tao representaria, então, o papel do criador e das divindades adoradas pelos seguidores.
O símbolo do taoismo é uma imagem muito conhecida no mundo. O Yin e Yang apresenta as duas forças fundamentais opostas e complementares da natureza. Ele representa a dualidade e harmonia existente no Universo.
O taoismo é mais do que uma religião, é uma filosofia de vida. A crença envolve diversos ensinamentos e práticas que organiza a vida dos seguidores. Essa corrente de pensamento segue os ensinamentos de Lao Tse como tecnoca para o alcance da harmonia. A filosofia é dividida em três correntes:
• Taoismo filosófico: é a escola fundamentada nos textos de Dao De Jing e Zhuangzi;
• Taoismo religioso: é um grupo de movimentos religiosos que tiveram origem na China durante a Dinastia Han;
• Taoismo tradicional: é uma religião tradicional da china que mistura elementos do taoismo religioso, confucionismo e budismo.
Entre os ensinamentos que envolvem o taoismo estão:
• O desapego de bens materiais como forma de alcançar o próprio caminho;
• Contemplação da natureza para tomá-la como base para as atitudes e pensamento;
• Relaxamento, suavidade e flexibilidade no lugar da força e rigidez;
• Dar sem esperar receber nada em troca;
• Não violência;
• Simplicidade para chegar próximo da perfeição e pureza.