No sistema nervoso central nós encontramos, além dos neurônios, quatro tipos de células da glia ou neuróglias.
Com relação às neuroglias, analise as seguintes afirmativas.
I. Encontram-se em maior número que os neurônios no sistema nervoso central.
II. Apresentam capacidade de multiplicação e divisão em um sistema nervoso maduro.
III. Assim como os neurônios, são capazes de gerar e propagar potenciais de ação.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a afirmativa III está correta.
B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa II está correta.
D) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
E) Somente a afirmativa I está correta.
Soluções para a tarefa
C) Somente a afirmativa II está correta.
As neuroglias compreendem importantes células de proteção e sustentação dos neurônios , com o objetivo de fornecer recursos aos neurônios (nutrientes, atuam como células de defesa).
Todavia, apresentam-se em número menor do que neurônios, mas possuem núcleo celular, e portanto, são capazes de se dividir e multiplicar, embora não realizem potenciais de ação.
Resposta:
II apresenta capacidade de multiplicação e divisão em um sistema nervoso maduro.
Explicação:
As neuróglias possuem um menor tamanho do que os neurônios, sendo de cinco a 50 vezes mais numerosas. Em comparação com os neurônios, as neuróglias não geram ou propagam potências de ação e possuem a capacidade de se multiplicar e se dividir em um sistema nervoso maduro. Nos casos de doença ou lesão, vão multiplicar-se nos espaços que eram ocupados antes pelos neurônios. É classicada através do tamanho, dos processos citoplasmáticos e da organização celular em quatro tipos: astrócitos, oligodendrócitos, micróglia e células ependimárias. As neuróglias possuem um menor tamanho do que os neurônios, sendo de cinco a 50 vezes mais numerosas. Em comparação com os neurônios, as neuróglias não geram ou propagam potências de ação e possuem a capacidade de se multiplicar e se dividir em um sistema nervoso maduro. Nos casos de doença ou lesão, vão multiplicar-se nos espaços que eram ocupados antes pelos neurônios. É classicada através do tamanho, dos processos citoplasmáticos e da organização celular em quatro tipos: astrócitos, oligodendrócitos, micróglia e células ependimárias. REPOSTA NO LIVRO BASE: HISTOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL