ENEM, perguntado por MarinoBrAugusto3939, 8 meses atrás

"No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional,a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vastaempresa comercial, [...], destinada a explorar os recursosnaturais de um território virgem em proveito do comércioeuropeu. [...] Se vamos à essência de nossa formação,veremos que na realidade nos constituímos para forneceraçúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde, ouro ediamantes; depois, algodão e, em seguida, café para ocomércio europeu."(PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo:Brasiliense, 1961, 6a edição)A esse respeito, considere as proposições abaixo.I - O pacto colonial reservou aos mercadores metropolitanos o privilégio das transações coloniais.II - Plantation e trabalho escravo são característicasmarcantes da colonização.III - A colônia constituiu um sistema autônomo com relaçãoàs economias européias.É(São) compatível(eis) com o modelo de explicação de CaioPrado Júnior a(s) proposição(ões)(A) II, apenas. (B) I e II, apenas.(C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas.(E) I, II e III

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

I e II são condizentes com a interpretação de Caio Prado Júnior. É correta a alternativa B.

O Colonialismo foi uma instituição político-econômica típica dos séculos XVI, XVII e XVIII e que, como tal, era guiada pelos princípios econômicos da escola mercantilista (que então regia as economias europeias), estabelecendo monopólios garantidos pelo Estado, com uso de mão de obra escrava e instituição de latifúndios, com a colônia sendo economicamente dependente da Metrópole (no caso do Brasil, de Portugal).

III é falsa, já que a economia colonial, mesmo que eventualmente se realizasse contrabando e outras formas de rompimento ilegal do monopólio, era dependente das economias europeias.

Perguntas interessantes