No segundo parágrafo da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, Thomas Jefferson registrou as seguintes palavras: \"Consideramos [...] que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis, que, entre estes, estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade\". Sobre o Iluminismo e a Independência dos Estados Unidos, pode-se afirmar corretamente que *
1 point
a) a Constituição aprovada em 1787, até hoje a base do sistema político dos Estados Unidos, prevê a tripartição de poderes, de acordo com os princípios do pensador iluminista Voltaire.
b) o Iluminismo influenciou o processo de independência nas Treze Colônias Inglesas da América do Norte (Estados Unidos), como também o movimento da Inconfidência Mineira no Brasil.
c) a tentativa de conciliação de interesses entre a sociedade tradicional do Antigo Regime e a sociedade burguesa caracterizou o pensamento do iluminista Rousseau.
d) o filósofo John Locke participou do movimento de Independência dos Estados Unidos, defendendo o absolutismo monárquico e a intervenção do Estado na economia.
e) nos Estados Unidos, o comércio de africanos e a escravidão continuaram existindo após a Independência, sob forte influência das ideias defendidas pelo iluminista Kant
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
a resposta é a letra b)
Explicação:
Respondido por
8
Resposta:
Letra B pois,
Explicação:
A Teoria dos Três Poderes é de Montesquieu. As ideias iluministas influenciaram as independências nas Américas, inclusive nos Estados Unidos, e influenciaram, também, a Inconfidência Mineira no Brasil. Conciliar os interesses do Antigo Regime com os da sociedade burguesa caracterizou o despotismo esclarecido. O pensamento de Rousseau era contra o Antigo Regime. John Locke foi participante da Revolução Gloriosa. Kant defendia a liberdade.
Perguntas interessantes