História, perguntado por contagyuh, 8 meses atrás

no seculo XXII,o papa tornou-se o homem mais poderoso do Ocidente,ele tinha terra e ouro,resolvia disputas entre nobres,abençoava reis para que sua autoridade fosse reconhecida.Nessa época,a igreja e a religião estavam no centro da vida.O cristianismo nao era para ser lembrado só no apuro ou na missa de domingo,era coroado como um rei e sua autoridade se aplicava sobre toda igreja. A) de acordo com o texto,qual o papel ocupado pelo papa no século 12? B) qual a importância da Igreja e da religião na idade Media?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vruivaa
1

Resposta:

a) Na idade média, a igreja coordenava a vida política junto do estado, ou seja, as relações sociais se davam a partir da teocracia, tendo uma religião como pilar social. O papa era a maior autoridade dentro dessa instituição.

A ética cristã estava totalmente atrelada aos costumes e modo de vida dos indivíduos naquele período, vindo a ser separada apenas com o iluminismo, a revolução francesa e a consolidação da revolução industrial séculos a frente.

Na idade moderna as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo.

Explicação: b) Durante a Idade Média, dada a fragmentação do Estado, a Igreja era a instituição mais estável e consolidada. Através dela é que os indivíduos construiam suas vidas sociais, bem como acessavam a cultura. É importante notar que o cristianismo era regra na Europa, e os princípios católicos predominaram até o ano de 1517, quando Martinho Lutero deu início ao processo mais eficiente de Reforma religiosa, separando o mundo cristão em pelo menos dois mundos, o luterano e o católico.

Perguntas interessantes