No século XVIII, por apontar as vulnerabilidades e fazer sérias críticas ao sistema absolutista, além de também criticar os reis absolutistas e a Igreja, a obra chegou a ser proibida e retirada de circulação pelas autoridades francesas”. A obra a que a frase anterior se refere é: *
1 ponto
a) “A República de Platão e Rousseau”, obra que estuda a política e defende uma educação que promova a reflexão, como única forma de se instaurar uma sociedade justa.
b) “O Leviatã”, de Thomas Morus, que trata sobre o poder do Rei e a importância do absolutismo, sistema de governo em que o poder se concentra nas mãos do rei.
c) “O capital”, de Karl Marx, obra sobre críticas do Antigo Regime, que defende a estrutura da sociedade e do governo legítimo como forma de acabar com as desigualdades.
d) A Enciclopédia, de Diderot e D’Alembert, obra que em 35 volumes buscava apresentar o conhecimento humano produzido ao longo da história
alguém sabe essa ?
Soluções para a tarefa
Explicação:
1
d) A Enciclopédia, de Diderot e D’Alembert, obra que em 35 volumes buscava apresentar o conhecimento humano produzido ao longo da história.
2
c) a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memória e imaginação, atestando que, o que o homem conhecia, provinha do mundo que o cercava.
É correta a alternativa D, sendo "A Enciclopédia" não exatamente "uma obra", mas sim uma coletânea de textos (alguns originais e outros não, como os manuais técnicos) sobre assuntos que iam desde a produção de cerâmicas até a Filosofia Política.
O objetivo dos autores desta coletânea era permitir que os seus leitores aprendessem "de tudo", o que incluía as novas ideias iluministas. Estas ideias eram bastante críticas do Absolutismo, defendendo que o Estado e a Igreja deveriam ser separados, que os poderes políticos não deveriam se concentrar nas mãos de uma única pessoa ou grupo e que era a Razão, e não a Fé, que deveria nos guiar na nossa compreensão da natureza.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/5208647