História, perguntado por oliveraisabella363, 5 meses atrás

No século XVII, os colonizadores holandeses fundaram a Batávia, um povoado que daria origem a Jacarta, hoje capital da Indonésia. Localizada num ponto estratégico para comercialização de produtos asiáticos, a partir do controle sobre essa região, a Companhia das Índias Orientais Holandesas conseguiu monopolizar o comércio de especiarias. A pintura a seguir traz uma representação da Batávia e seu comércio. O castelo da Batávia, de Andries Beeckman, c. 1661. Nessa pintura do século XVII, o artista representa o forte e o mercado da Batávia. No detalhe da obra, é possível identificar a venda de peixes, frutas, objetos diversos e a presença de um casal de holandeses com um escravizado (segurando o guarda-sol), bem como chineses, japoneses e indonésios.

a) Qual foi a estratégia do pintor para representar a existência de um comércio diversificado na colônia holandesa?

b) Que princípios mercantilistas podem ser associados à presença dos holandeses, no século XVII, na região da atual Indonésia?

c) Os princípios protecionistas do mercantilismo defendiam que os Estados estimulassem as exportações e restringissem as importações. Nesse contexto, que medidas poderiam ser adotadas para que um Estado superasse as medidas protecionistas de outros Estados?

ME AJUDEM POR FAVOR!! DOU 30 PONTOS ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LOKPLAY
26

Resposta:

a) O pintor insere na cena personagens que representam culturas diversas, como chineses, japoneses, indonésios e holandeses. A diversidade também se manifesta nas vestimentas, nos tipos físicos e nas ações com que são retratados. Além disso, há diversos produtos e pontos de comercialização.

b) Intervenção do estado na economia, com o governo holandês estimulando a ação da Companhia das Índias Orientais Holandesas; colonialismo; estímulo ao comércio.

c) Espera-se que o aluno infira que uma estratégia para “furar” as medidas protecionistas de outros Estados era ter produtos que os demais não tinham e que eram considerados necessários. A oferta de produtos raros e essenciais levaria à necessidade de importação dessas mercadorias.

Explicação:Pode confiar.


jcarvalhoteodoro: Fonteeeeeee: confia
starmoon19: essa resposta está certa?
LOKPLAY: tirei 10
laurexcabelex: valeu
Respondido por nataliafransantos
2

a)A estratégia utilizada pelo pintor para representar a existência de um comércio variado foi o de colocar na imagem a presença de diversas nacionalidades. Cada uma das pessoas que representavam determinadas nacionalidades, vendiam produtos diferentes.

b)Os princípios mercantilistas que podem explicar a presença dos holandeses na região são o colonialismo, o monopólio comercial e o intervencionismo estatal.

c)Para superar as medidas protecionistas de outros Estados, uma estratégia que poderia ser adotada é a comercialização de produtos raros e de grande interesse e necessidade do mercado.

As práticas mercantilistas da Holanda

O mercantilismo na Holanda se desenvolveu através da presença de uma organizada burguesia mercantil e bancária.

A instituição da Companhia das Índias Orientais Holandesas, se destacava no cenário internacional daquele período porque funcionava como uma espécie de empresa que estabelecia relações comerciais com as colônias da holandesas, como a Batávia, citada no texto.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre os colonizadores holandeses em: https://brainly.com.br/tarefa/7785320

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes