"A cada tragédia nacional, emerge com mais clareza a tragédia em que se transformou a sociedade brasileira. E lá fomos nós de novo com o crime de Brumadinho. Louva-se a capacidade de solidariedade do povo, mas será que o brasileiro é tão solidário assim? É, mas não mais do que qualquer outro povo. Nas redes sociais, mensagens de lamento e apoio às vítimas, em uma demonstração narcísica de que o que importa é parecer ser bom, não necessariamente ser bom. Pega bem falar de Brumadinho no “insta” ou no “face”. Você dá uma de sensível para os amigos, antenado para o chefe e preocupado com o ambiente para os filhos. Depois passa para o outro post, provavelmente de algum conhecido posando com uma cerveja na mão em uma praia qualquer. Pronto, voltamos à perfeita e maravilhosa vida facebookeana e Brumadinho já ficou no passado".
PEREIRA, Cilene. O Brasil é uma lama. Disponível em: Acesso em: 26 fev. 2019.
Sobre o fragmento anterior, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Trata-se de um tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados para evitar pequenos, médios e grandes desastres naturais brasileiros.
b. Tem como objetivo apresentar a evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade, sobre a lama que há séculos asfixia a política nacional.
c. Tem como principal objetivo contar a história da tragédia de Brumadinho.
d. Trata-se de um tipo de texto que apresenta argumentos sobre a lama de Brumadinho, colocando-a como uma metáfora da sociedade doente. De uma sociedade que só lamenta para ficar bem na foto.
e. Trata-se de um tipo de texto que descreve o que se viu e se observou em Brumadinho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta correta d
Explicação:
porque acredito o texto esta sendo comparado com a sociedade pois o gue é contado ou o acontecido vira uma historia e comentário do momento e tao logo se viram a pagina em tamanha rapidez.
Resposta:
d. Trata-se de um tipo de texto que apresenta argumentos sobre a lama de Brumadinho, colocando-a como uma metáfora da sociedade doente. De uma sociedade que só lamenta para ficar bem na foto.
Explicação:
Como o título da autora do texto, Cilene Pereira, diz: O Brasil é uma lama. E fora o fato de que vivemos, infelizmente, numa sociedade onde, rede social e o culto a "imagem" são mais fortes do que a realidade do ser e, como consequência dessa infeliz, constatação de fato e, não um julgamento, observa-se a frieza do indivíduo com a dor do outro, onde parecer humano se tornou mais importante, "bonitinho" do que "ser humano, de fato".