"No século XIX, entusiasmada com as ciências e as técnicas, bem como com a Segunda Revolução Industrial, a Filosofia afirmava a confiança plena e total no saber científico e na tecnologia para dominar e controlar a Natureza, a sociedade e os indivíduos. No entanto, no século XX, a Filosofia passou a desconfiar do otimismo científico tecnológico do século anterior em virtude de vários acontecimentos".(CHAUÌ, Marilena. Convite à Filosofia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001, p.49-50).Uma marca da desconfiança da filosofia para com o otimismo cientificista foi o aparecimento da noção de razão instrumental, formulada pelos teóricos da Escola de Frankfurt. Sobre razão instrumental é possível afirmar: *
1 ponto
a) refere-se aos instrumentos usados pela razão para encontrar as explicações mágicas do mundo.
b) Trata-se do exercício da racionalidade científica, que tem por projeto o domínio da natureza para fins lucrativos, e coloca a técnica e a ciência em função do capital.
c) corresponde à maneira através da qual os filósofos Adorno, Horkheimer e Marcuse descreveram a racionalidade ocidental como instrumentalização da emoção.
d) defende as ideias de progresso técnico e neutralidade científica como elementos que resguardam a positividade da ciência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra b, trata se do exercício da racionalidade científica, que por empresa o domínio da natureza para fins lucrativos e coloca a técnica e a ciência em função do capital.
A razão instrumental é um conceito desenvolvido pela Escola de Frankfurt para descrever a racionalidade científica que busca o domínio da natureza. Logo, a alternativa B está correta.
A Escola de Frankfurt enfatizava em seus variados estudos a parte negativa da dialética marxista: buscavam identificar a antítese teórica da tese colocada pela sociedade capitalista e de massa na qual viviam. Neste sentido é que se desenvolveu a noção de "razão instrumental" e de "teoria crítica".
Uma teoria crítica é uma que seja capaz de fazer emergir a contradição fundamental da sociedade capitalista. Em poucas palavras, o teórico crítico é o “teórico cuja única preocupação consiste no desenvolvimento que conduza à sociedade sem exploração”, nas palavras de Max Horkheimer.
A principal obra de Horkheimer é o Eclipse da Razão, onde procura “examinar o conceito de racionalidade que está na base da moderna cultura industrial e procurar estabelecer se esse conceito não contém defeitos que o viciem de modo essencial".
Associando a razão à necessidade humana de dominar a natureza, Horkheimer explica que o avanço da própria razão eclipsou a busca pelo conhecimento em vez de cumprir a promessa iluminista de libertar o homem. O homem, assim, é reduzido a mero instrumento em uma sociedade burocrática e impessoal.
Fugidos da Alemanha devido à perseguição nazista, os pensadores que fundaram a Escola de Frankfurt acabaram por criticar exatamente o país que os recebeu: os Estados Unidos. Assim, Walter Benjamin, autor que não faz parte da Escola mas que possui um viés semelhante, enxerga os problemas que as novas tecnologias começavam a produzir, como o torpor causado pela reprodutibilidade técnica da obra de arte: Mona Lisa, transformada em chaveiro e em artigo turístico, deixa de ter, assim, o valor que sempre teve nos séculos passados.
A Escola de Frankfurt é uma das principais correntes neomarxistas do século XX e influenciou - e ainda influencia - muitas universidades e catedráticos, inclusive no Brasil.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/44270681