No século XIX, com a Revolução Industrial em pleno desenvolvimento, o consumo passou a ser incentivado para incrementar a manufatura em massa e as relações comerciais. Iniciava-se então uma nova sociedade pautada no consumo, na qual se objetivava a existência de cada vez mais destinatários para o aumento da produção.
A estratégia adotada baseou-se na introdução de um estilo de vida pautado no consumo, tendo a ação de adquirir bens como um ritual, diretamente relacionado a satisfação pessoal, espiritual e egocêntrica, acarretando na compra de bens, posteriormente descartados, ocasionando impactos ambientais, sociais e econômicos.
Entretanto, atualmente esse modelo de consumo está se tornando insustentável, visto que pesquisadores começaram a entender os passivos ambientais em determinado espaço ambiental, que consiste na somatória de todos os recursos ambientais não renováveis, bem como nos impactos das atividades humanas em determinado tempo, que, ao se dividir pela quantidade de seres humanos, é possível calcular que a quantidade de recursos que cada país está consumindo vai além do que seria considerado aceitável.
Este conceito está relacionado a campanhas que incentivem o consumo consciente, ou seja, ações individuais e coletivas que visem alcançar um limiar aceitável de uso dos recursos naturais. Esta ideologia é justificada pela necessidade humana em consumir, sendo economicamente e socialmente inviável o abandono total do consumo na sociedade atual. Assim, engloba-se a ideia de manter a qualidade de vida, amenizando o uso intensivo de recursos naturais. A partir do citado acima, analise a figura a seguir:
Estilos de consumo e seus impactos ambientais relacionados a um determinado espaço ambiental
2
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente; MEC – Ministério da Educação; IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Consumo Sustentável, manual de educação. 2005, 160 p. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2018.
Sobre a ideia de espaço ambiental e sua relação com as formas de consumo, é possível afirmar:
Escolha uma:
a.
Analisando a figura, subentende-se que deixar de consumir de todas as formas é a melhor alternativa ambiental, social e econômica.
b.
Iniciativas individuais e coletivas devem priorizar o superconsumo, visando alcançar um melhor cenário econômico.
c.
A figura demonstra que o melhor cenário é um equilíbrio ambiental, social e econômico, pois dessa forma, é possível conciliar os impactos ambientais com a qualidade de vida.
d.
A figura demonstra que o melhor cenário é a preservação ambiental, que deve ser levada como unanimidade, excluindo assim os aspectos sociais e econômicos
Soluções para a tarefa
Respondido por
51
Resposta: A figura demonstra que o melhor cenário é um equilíbrio ambiental, social e econômico, pois dessa forma, é possível conciliar os impactos ambientais com a qualidade de vida
Explicação: Assim como em tudo que envolve meio ambiente, o equilíbrio é a melhor alternativa para manter o consumo e conseguir preservar o ambiente.
Respondido por
40
Resposta:
c.
A figura demonstra que o melhor cenário é um equilíbrio ambiental, social e econômico, pois dessa forma, é possível conciliar os impactos ambientais com a qualidade de vida
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes