no século XIX, buscava- se classificar os elementos de acordo com suas massas atômicas.Atualmente, utilizamos o número atômico.Consulte a tabela periódica e verifique se os dois critérios conduzem a resultados diferentes.Explique sua conclusão
Soluções para a tarefa
Apesar de terem nomes parecidos, massa atômica e número atômico não têm o mesmo significado. Essa diferença conceitual entre ambos faz com que haja uma diferença ao classificar os elementos químicos.
» Quais são as partes do átomo?
Um átomo é composto por prótons e nêutrons, que fazem parte do núcleo atômico, e também por elétrons, que compõem a eletrosfera. Os prótons têm carga positiva, e por isso estão em mesma quantidade que elétrons, possuidores de carga negativa. Dessa forma o átomo não possui nenhuma carga, tendo em vista que os nêutrons, como diz o nome, são neutros.
» O que é o número atômico?
O número atômico de um átomo indica quantos prótons estão presentes em seu núcleo. Como o número de prótons e elétrons é igual, o número atômico também indica a quantidade de elétrons do átomo.
» O que é a massa atômica?
A massa atômica é a soma do número atômico com o número de nêutrons. Basicamente é a quantidade de partículas atômicas presentes no núcleo do átomo.
Conclusão: por se tratarem de conceitos diferentes, resultados diferentes podem ser alcançados. Observe o caso do cobalto e do níquel:
Número atômico:
- Cobalto = 27;
- Níquel = 28
Massa atômica:
- Cobalto ≅ 58,9
- Níquel ≅ 58,6
Como pode-se perceber, o cobalto possui o maior número atômico, mas a menor massa atômica.
☞ Modelos atômicos:
https://brainly.com.br/tarefa/25565283
☞ Tetravalência do carbono:
https://brainly.com.br/tarefa/25820179
Sim, atualmente, as definições de massa atômica e número atômico são completamente distintas.
O número atômico é particular de cada elemento. Ele corresponde ao número de prótons (P) no núcleo de um determinado átomo. Geralmente, aparece ao lado do símbolo do elemento químico na tabela periódica, ordenado ao canto inferior esquerdo do mesmo. É representado pela letra Z.
O número de massa é representado pela letra A e corresponde à soma do número de prótons de um átomo com o número de nêutrons do mesmo, o que é traduzido pela expressão A = P + N.
Átomos diferentes podem possuir a mesma massa.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4298531