No século XIV, em decorrência da Peste Negra e da Guerra dos Cem Anos (França e Inglaterra), ocorreu uma diminuição da produção agrícola, que ocasionou a falta de alimentos e consequente fome por grande parte da Europa Feudal. Com a situação social alarmada, os senhores feudais passaram a aumentar as taxas de impostos para os camponeses, situação esta que levou a diversas revoltas camponesas e ataques aos senhores feudais. [...]
Os servos, insatisfeitos com a pequena quantidade de produção que lhes restava, logo iniciaram movimentos de revolta contra as relações de servidão. [...] Em 1358, aconteceu uma revolta dos camponeses na França; em 1381, na Inglaterra. [...] A mais importante reivindicação era o questionamento quanto ao status quo vigente na sociedade medieval, ou seja, a divisão social em estamentos [...].
A revolta camponesa de 1358, na França, foi palco de uma imensa brutalidade, tanto por parte dos camponeses (agindo contra os senhores feudais) quanto pela violenta coibição contra a revolta, realizada pelos senhores feudais. As sublevações camponesas no século XIV contribuíram para a posterior formação das monarquias europeias, pois vários governantes formaram exércitos comandados por um monarca para proteção do seu reino.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
No século XIV, a peste bubônica também conhecida como Peste Negra, matou mais de 30 milhões de pessoas na Europa devida falta de saneamento básico e a Medicina da época ainda não conhecia os micro-organismos nem antibióticos, sendo a causa uma bactéria contida na pulga do rato. A mortalidade reduziu o contingente de camponeses servis no campo, diminuindo a produção de alimentos que também agravou a fome. Os senhores feudais matavam os revoltosos visto que não existia lei nacional na época feudal.
Explicação:
Perguntas interessantes
Direito,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Contabilidade,
6 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás