No Romantismo, as reflexões, os sentimentos e os desejos das personagens são tratados de forma particular, subjetiva, centrada no próprio indivíduo. Diferentemente, no Realismo, as questões vivenciadas pelas personagens partem do ãmbito particular e atingem o âmbito universal, que diz respeito a todos os seres humanos. No texto de Machado de Assis, as reflexões de Brás Cubas atingem a universalidade? justifique sua resposta com elementos do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
184
Olá,
As reflexões de Brás Cubas atingem a universalidade porque abrangem as grandes emoções e acontecimentos que são comuns à humanidade, ou seja, a todas as pessoas. Amores, anseios, frustrações e lutas, além de desigualdades são fatores comuns vividos pelas pessoas.
Temos como exemplo o trecho "Quem diria? De dois grandes namorados, de duas paixões sem freio, nada mais havia ali, vinte anos depois; havia apenas dois corações murchos,". Ou seja, quem é que nunca viveu ou viverá um relacionamento que termina de forma desapontadora?
Por isso as reflexões de Brás Cubas atingem a universalidade, pois Machado de Assis aborda os dilemas e questões humanas comuns entre todos nós.
Abraços!
Perguntas interessantes
Espanhol,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás