No relato de memórias do autor, entre os recursos usados para organizar a sequência dos eventos narrados, destaca-se a
Soluções para a tarefa
Entre os recursos utilizados para organização da sequência dos eventos narrador, o autor faz uso da alternância de tempos do pretérito. Letra C.
Análise do texto
Constatamos que o texto possui inúmeras locuções adverbiais de tempo e lugar, mas a sequência de eventos narrados é determinada pelo uso do pretérito, que indica comportamento pontual no passado (“embarquei”, “escolhido”, “fiquei” .
As memórias do autor enfatizavam a alternância de recursos entre tempos passados para sequenciar eventos. O texto tem frases muito longas, mesmo formando períodos de duas ou mais frases.
Advérbios de tempo, como "junho de 1913", "mais tarde" e "até outubro de 1914", indicam o curso dos eventos. Esses comentários e classificações não contribuem para atualizações factuais.
Complemento do enunciado:
Em junho de 1913, embarquei para a Europa a fim de me tratar num sanatório suíço. Escolhi o de Clavadel, perto de Davos-Platz, porque a respeito dele me falara João Luso, que ali passara um inverno com a senhora. Mais tarde vim a saber que antes de existir no lugar um sanatório, lá estivera por algum tempo Antônio Nobre. “Ao cair das folhas”, um de seus mais belos sonetos, talvez o meu predileto, está datado de “Clavadel, outubro, 1895”. Fiquei na Suíça até outubro de 1914.
Alternativas:
a) construção de frases curtas a fim de conferir dinamicidade ao texto.
b) presença de advérbios de lugar para indicar a progressão dos fatos.
c) alternância de tempos do pretérito para ordenar os acontecimentos.
d) inclusão de enunciados com comentários e avaliações pessoais.
e) alusão a pessoas marcantes na trajetória de vida do escritor.
Leia mais sobre locuções adverbiais em: https://brainly.com.br/tarefa/4343647
#SPJ4