No que toca à justiça e à injustiça, devemos considerar:1. com que espécie de ações se relacionam elas;2. que espécie de meio-termo é a justiça; e 3. entre queextremos o ato justo é intermediário. Nossa investigação seprocessará dentro das mesmas linhas que as anteriores.Considerando a justiça como uma das virtudesfundamentais da ética aristotélica, avalie as afirmaçõesa seguir.I. A noção de justiça presume a proporcionalidade,a equidade e a reciprocidade entre os cidadãos.II. Aristóteles compreende a justiça como umadisposição de caráter para desejar o que éagradável para a alma.III. A justiça distributiva trata da distribuição igualitáriados bens entre cidadãos de uma cidade-Estadodemocrática.IV. A justiça corretiva trata dos casos relacionados àstrocas comerciais entre os cidadãos, intermediadospor um juiz ou árbitro.V. As relações entre justiça e injustiça se relacionamao agente voluntário, que conhece tanto a pessoaa quem atinge com o seu ato como o instrumentoque usa.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e V.C I, III e IV.D II, IV e V.E III, IV e V
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O conceito de justiça pressupõe proporcionalidade, equidade e também a reciprocidade entre os cidadãos. Embora não tenha sido assim na Grécia e os homens da política fossem os da elite, a justiça é compreendida como uma disposição de caráter.
As relações entre justiça e injustiça são voluntárias e tem consequências não só para o indivíduo, mas para todo o ambiente social.
A alternativa correta é a B – As assertivas I, II e V estão certas.
Perguntas interessantes
Informática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás