Com efeito, que nos diz a experiência? Ela nosmostra que a vida da alma ou, se se quiser, a vidada consciência, está ligada à vida do corpo, que hásolidariedade entre eles e nada mais. Mas este pontojamais foi contestado, e há uma grande distância entreisto e a afirmação de que o cerebral é o equivalente domental, que poderíamos ler no cérebro tudo o que sepassa na consciência correspondente. A consciênciaestá incontestavelmente acoplada a um cérebro, mas nãoresulta de nenhum modo disto que o cérebro desenhetodos os detalhes da consciência, nem que a consciênciaseja uma função do cérebro.De acordo com o pensamento de Henri Bergson, a relaçãoexistente entre a alma e o corpo é a de equivalênciaPORQUEhá mais atividade na consciência humana que no cérebrocorrespondente.Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda não é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda, uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda, uma proposição verdadeira.E Tanto a primeira quanto a segunda asserções sãoproposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A primeira afirmativa é falsa, já que o ponto principal do autor é que, apesar de haver relação entre a mente e o cérebro, não são iguais os conteúdos de ambos, de modo que não há aqui uma equivalência,
A segunda afirmativa é verdadeira. Bergson, ao defender esta teoria, defende que a mente inclui, além daquilo que lhe informa o cérebro, uma série de tendências e propósitos que lhe são próprios, de modo que a consciência está sempre em atividade quando tentamos compreender o mundo que nos cerca.
É correta a alternativa D.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás