No que se refere à organização de projetos interdisciplinares, analise a citação a seguir: Segundo Hernandez (1998), os projetos devem ser um convite a soltar a imaginação, a paixão e o risco por explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por compartimentos fechados, faixas horárias fragmentadas, arquipélagos de docentes e passem a se converter em uma comunidade de aprendizagem, na qual a paixão pelo conhecimento seja a divisa, e a educação de melhores cidadãos o horizonte ao qual se dirige. As ideias do autor, apresentadas acima nos propõem uma reflexão sobre: I.A ideia do autor nos remete a pensar que os Projetos Interdisciplinares são muitas vezes um obstáculo para trabalhar determinados conteúdos, pois se limitam a áreas especificas e isso atrapalha o rendimento das aulas. II.A ideia do autor nos remete a pensar nos Projetos Interdisciplinares como única maneira de promover um Ensino de Qualidade. III.A ideia do autor nos remete a pensar os Projetos Interdisciplinares como uma possibilidade de explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por concepções fragmentadas. IV.A ideia do autor nos remete a pensar nos Projetos Integradores como forma de compartimentos fechados, repletos de conteúdos a serem transmitidos aos alunos de forma a priorizar a quantidade em detrimento da qualidade. É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Segundo (VYGOTSKY, 1987), o processo de criação ocorre quando o sujeito imagina, combina e modifica a realidade. Assim sendo, não se reduz às grandes obras da humanidade ou às obras de arte, mas se refere à capacidade do ser humano de imaginar, descobrir, combinar e ultrapassar a experiência imediata. Em se tratando da atividade criativa, imaginação e realidade constituem uma unidade dialética, relacionando-se reciprocamente e possibilitando a expansão e a transformação da experiência sensível do ser humano na sua relação com o mundo. Refletindo sobre a ideia do autor, avalie as afirmações a seguir:
I.Crianças com dificuldades de aprendizagem não devem ser desafiadas com atividades mais complexas, pois não têm chance de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades, especialmente no que se refere ao lúdico.
II.Quanto mais plenas forem às experiências que as crianças vivenciam, mais probabilidade elas terão de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades, especialmente por meio de suas brincadeiras e possibilidades que lhe forem apresentadas, mais fecundas serão nas suas ações e interações com o mundo que o cerca.
III.As brincadeiras devem ser vistas como algo biológico, que brota naturalmente, na sua essência, sem interferência das relações entre os grupos sociais.
IV.O brincar é um processo histórico, socialmente construído pela humanidade, ou seja, as crianças aprendem a brincar com os diferentes membros de sua cultura, e suas brincadeiras são carregadas dos hábitos, valores e conhecimentos de seu grupo social.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
Conteúdo:
Direito de ser criança. Pois o brincar é um processo histórico, socialmente construído pela humanidade, no qual as crianças aprendem a brincar com os diferentes membros de sua cultura, e suas brincadeiras são carregadas dos hábitos, valores e conhecimentos de seu grupo social. Nesse sentido as brincadeiras devem ser compreendidas como produto das relações entre os indivíduos de um mesmo grupo social. Quanto mais plenas forem às experiências que as crianças vivenciam, mais probabilidade elas terão de desenvolver a imaginação e a criatividade em suas atividades, especialmente por meio de suas brincadeiras e, quanto mais possibilidades lhe forem apresentadas para ampliar sua imaginação, mais fecundas serão nas suas ações e interações com o mundo que o cerca. Portanto, não devem ser propostas de maneira complexa e sim de forma interessante para a criança. Página 57.
b. II e III.
c. I, II e IV.
d. Nenhuma das alternativas.
e. II e IV.
Feedback
A resposta correta é: II e IV..