No que o capitalismo contribui para a desigualdade social? E quais as consequências desse sistema para os mais pobres? Alguém me ajuda por favor! É pra hoje!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiro é necessário conceituar o que é capitalismo, e este é um sistema econômico que visa ao máximo lucro e ao predomínio da propriedade privada.
Nós vivemos em uma sociedade em que é muito mais fácil substituir à aprimorar. Além disso, vivemos em um contexto de 3 revolução industrial, com o avanço da tecnologia muitas empresas demitem trabalhadores e em seus lugares põem máquinas, o que agiliza e maximiza o lucro. As pessoas demitas não têm muita escolha senão submeter-se a trabalhos que pagam mal e em condições ruins. E também muitos não são contratados por falta de qualificação{essas vagas que exigem qualificação são preenchidas por outras pessoas, geralmente de outros países}. Ou seja, é gerado um cenário no qual donos de empresas (que são minoria) geram uma renda per capita muito maior do que trabalhadores cotidianos (que são a maioria esmagadora). Então temos como consequência uma concentração de renda nas mãos de poucas pessoas, contribuindo grandemente para a agravação das desigualdades sociais no país. Ademais, esse sistema retira inúmeras oportunidades dos mais carentes como a boa qualidade de moradia, alimentação, educação e etc.