No que diz respeito às origens do pensamento filosófico ocidental, isto é, dentro do cenário da Grécia Antiga, destaca-se a figura dos pré-socráticos. Sendo estes muitas vezes considerados como os precursores da filosofia grega. Durante seu desenvolvimento inicial, seria correto afirmar que entre as razões que teriam impulsionado o pensamento pré-socrático se encontram: I – A compreensão das relações sociais e a manutenção das estruturas e das tradições que mantinham a ordem e a harmonia dentro do grupo social no qual estavam inseridos. II – Uma ânsia em questionar o mundo ao seu redor, a realidade que os cercava, no que diz respeito à natureza, o universo e o próprio ser humano. III- A reflexão a respeito daquilo que constituía a própria realidade, seus efeitos físicos, e qual seria a origem de tudo isso. IV- A compreensão das relações entre os indivíduos, as estruturas de pensamentos e sua influência no campo político e da organização social
Soluções para a tarefa
Bom dia !
I – A compreensão das relações sociais e a manutenção das estruturas e das tradições que mantinham a ordem e a harmonia dentro do grupo social no qual estavam inseridos. Falsa, o período pré socrático tinha como objetivo estudar o homem e a sua origem.
II – Uma ânsia em questionar o mundo ao seu redor, a realidade que os cercava, no que diz respeito à natureza, o universo e o próprio ser humano. Verdadeira, a filosofia parte do pressuposto do questionamento, mediante as novas perspectivas de conhecimento e entendimento do próprio ser humano.
III- A reflexão a respeito daquilo que constituía a própria realidade, seus efeitos físicos, e qual seria a origem de tudo isso. Verdadeiro, o período pré socrático caracteriza-se pela compreensão do homem sobre si mesmo e sua realidade.
IV- A compreensão das relações entre os indivíduos, as estruturas de pensamentos e sua influência no campo político e da organização social. Falsa, só mais tarde com os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles discutiu-se a vida e organização social.