No que diz respeito à contemporaneidade, o patrimônio agrupa pessoas, acontecimentos e coisas de quem fala e ouve, assim como se encontra presente nos projetos diferenciados e alternativos da sociedade, nas múltiplas identidades das classes sociais, nos grupos de idade, nas etnias, gêneros, correntes partidárias etc. ARARIPE, F. M. A. Do patrimônio cultural e seus significados. Transinformação, Campinas, 2004. Disponível em: www.brapci.ufpr.br. Acesso em: 24 fev. 2014. O processo de proteção, compreensão e conhecimento que uma população possui sobre o seu patrimônio cultural permite a esta sociedade a) solidificar os elementos de reconhecimento social. b) presentificar os bens culturais sem relação com sua história. c) afrouxar os laços de pertencimento e comunhão comunitária. d) ressaltar os símbolos culturais sem distinção dos seus conteúdos. e) apresentar uma relação desprovida de posse com os bens culturais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
c) afrouxar os laços de pertencimento e comunhão comunitária.
O entendimento do patrimônio por conta de uma comunidade, permite um maior laço de pertencimento e comunhão comunitária, para que estas pessoas sejam capazes de partilhar das mesmas noções, valores, ideiais.
Diante disso, este elemento é capaz de solidificar as relações, assim como a própria noção do patrimônio que pertence a todos.
Perguntas interessantes