No que diz respeito à contabilização da depreciação do Imobilizado, cuja aplicação passou a ser obrigatória para as entidades do setor público, quais os métodos que podem ser utilizados para essa avaliação?
Soluções para a tarefa
Resposta: Depreciação pelo método linear, pela soma dos digítos, pelas horas de trabalho e pelas unidades produzidas.
Explicação:
Método linear contabiliza a depreciação de forma constante durante toda a vida útil do ativo imobilizado. Se um ativo tem a vida útil de 10 anos, pode-se depreciar 10% do valor total do bem ao ano, que no final de 10 anos terá depreciado 100%.
Método soma dos dígitos, se o ativo tem vida útil de 5 anos, somamos individualmente cada ano (5+4+3+2+1=15), 15 será o denominador da fração que será depreciado a cada ano. Ex: Ano 1 = 5/15, ano 2 = 4/15, ano 3 = 3/15, ano 4 = 2/15 e ano 1/15.
Método das horas de trabalho estabelece a cota de depreciação dividindo as horas trabalhadas no período pelo total de horas estimadas em toda vida útil.
Método das unidades produzidas o cálculo de depreciação é feito dividindo o número de unidades produzidas em um determinado período pela estimativa de unidades a serem produzidas em toda vida útil do ativo.
Espero ter ajudado.