Geografia, perguntado por jessilenyaraujo, 9 meses atrás

no que consistiu a passagem do período pré -socrático para o período clássico? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ptarocosousa
0

Resposta: Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.

As duas grandes civilizações existentes no território grego nesse período foram formadas pelos cretenses, também conhecidos como minoicos, e pelos micênicos, chamados também de aqueus. Outros povos que chegaram à região da Grécia, migrados de outras regiões e que foram importantes para a formação do povo grego, foram os eólios, jônios e dórios.

O estabelecimento do Período Pré-homérico segue uma esquematização feita pelos historiadores que dividiram a história grega em diversos períodos, determinados pelas características gerais da região e do povo. Assim, ficaram estabelecidos da seguinte forma:

Período Pré-homérico (2000 a.C. - 1200 a.C.);

Período Homérico (1200 a.C. - 800 a.C.);

Período Arcaico (800 a.C. - 500 a.C.);

Período Clássico (500 a.C. - 338 a.C.);

Período Helenístico (338 a.C. -146 a.C.).

Cretenses

Ruínas do palácio de Cnossos, na ilha de Creta *

Ruínas do palácio de Cnossos, na ilha de Creta *

A civilização cretense desenvolveu-se na ilha de Creta, localizada no Mar Egeu. A habitação humana nessa região remonta a mais de nove mil anos, no entanto, pesquisas apontam que o surgimento de características típicas dos cretenses somente existiram por volta de 2000 a.C. Os cretenses formaram aldeias em diversas partes da ilha de Creta. Nesses locais, foram construídos grandes palácios, dos quais se destaca o palácio de Cnossos.

Os historiadores acreditam que os grupos que habitavam a ilha de Creta haviam migrado da Anatólia (atual Turquia). Isso é afirmado baseando-se na arte produzida pelos cretenses, que possuía inúmeras semelhanças com a de povos que habitavam aquela região. O principal registro artístico dos cretenses eram os afrescos desenhados nas paredes dos palácios.

Perguntas interessantes