no quadrinho da tira é possível identificar uma oração subordinada transcreve-a
classifique a oração destacada por você na questão anterior
atira provocam uma quebra de expectativa do eleitor o que causa o humor da história como isso foi?
Soluções para a tarefa
A variedade linguística da narrativa é adequada à descrição
dos fatos. Por isso, a escolha de determinadas palavras e
expressões usadas no texto está a serviço da
A localização dos eventos de fala no tempo ficcional.
B composição da verossimilhança do ambiente retratado.
C restrição do papel do narrador à observação das cenas
relatadas.
D construção mística das personagens femininas pelo autor do
texto.
E caracterização das preferências linguísticas da personagem
masculina
5. (Enem 2017)
Zé Araújo começou a cantar num tom triste, dizendo aos
curiosos que começaram a chegar que uma mulher tinha se
ajoelhado aos pés da santa cruz e jurado em nome de Jesus um
grande amor, mas jurou e não cumpriu, fingiu e me enganou, pra
mim você mentiu, pra Deus você pecou, o coração tem razões
que a própria razão desconhece, faz promessas e juras, depois
esquece.
O caboclo estava triste e inspirado. Depois dessa canção
que arrepiou os cabelos da Neusa, emendou com uma valsa
mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que
só a gota serena. Era a história de uma boneca encantadora
vista numa vitrine de cristal sobre o soberbo pedestal. Zé Araújo
fechava os olhos e soltava a voz:
Seus cabelos tinham a cor/ Do sol a irradiar/ Fulvos raios
de amor./ Seus olhos eram circúnvagos/ Do romantismo azul
dos lagos/ Mãos liriais, uns braços divinais,/ Um corpo alvo sem
par/ E os pés muito pequenos./ Enfim eu vi nesta boneca/ Uma
perfeita Vênus.
CASTRO, N. L. As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo. São Paulo: Arx, 2006.
(Adaptado).
O comentário do narrador do romance “[...] emendou com uma
valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas
bonita que só a gota serena” relaciona-se ao fato de que essa
valsa é representativa de uma variedade linguística
A detentora de grande prestígio social.
B específica da modalidade oral da língua
C previsível para o contexto social da narrativa.
D constituída de construções sintáticas complexas.
E valorizadora do conteúdo em detrimento da forma.
6. (Enem 2016)
Nuances
Euforia: alegria barulhenta. Felicidade: alegria silenciosa.
Gravar: quando o ator é de televisão. Filmar: quando ele
quer deixar claro que não é de televisão.
Grávida: em qualquer ocasião. Gestante: em filas e
assentos preferenciais.
Guardar: na gaveta. Salvar: no computador. Salvaguardar:
no Exército.
Menta: no sorvete, na bala ou no xarope. Hortelã: na horta
ou no suco de abacaxi.
Peça: quando você vai assistir. Espetáculo: quando você
está em cartaz com ele.
DUVIVIER, G. Folha de S. Paulo, 24 mar. 2014 (adaptado).
O texto trata da diferença de sentido entre vocábulos muito
próximos. Essa diferença é apresentada considerando-se a(s)
A alternâncias na sonoridade.
B adequação às situações de uso.
C marcação flexível das palavras.
D grafia da norma padrão da língua.
E categorias gramaticais das palavras.
7. (Enem 2016)
Lisboa: aventuras
tomei um expresso
cheguei de foguete
subi num bonde
desci de um elétrico
pedi um cafezinho
serviram-me uma bica
quis comprar meias
só