História, perguntado por AmandaAzevedo11, 1 ano atrás

No prossesso de independencia das colonias europeias da América Latina,viu-se que os membros das elites coloniais desejavam liberdade para comercializar livremete.Entretanto,indigenas,escravizados e pequenos camponeses tambem ansiavam por liberdade. Estabeleça a relaçao entre o que significa ter liberdade para cada um desses grupos e as suas conclusoes

Soluções para a tarefa

Respondido por palomacrull
12
A grosso modo, para a burguesia a liberdade representava as possibilidades de comércio, pois a colônia era restrita economicamente a relação colônia-metrópole e a maior soberania, já que não teriam a metrópole acima deles, pois seriam independentes. políticamente, ao menos em teoria, pois continuavam sofrendo grande influência europeia (principalmente da Inglaterra industrializada e dos EUA que ganhavam destaque).
Para os indígenas e camponeses, seria também um pouco dessa liberdade, mas também que a independência significaria o progresso e fim do padrão de "superior" branco europeu, já que este eram mais valorizados que os nascidos nas colônias, mesmo que filhos de europeus.
No Brasil em particular, a população geral não sabia direito sobre os processos de independência, que foram todos arquitetados pacificamente pela elite para não ter os mesmos resultados de escravos e trabalhadores livres guerrilhando e tomando certo espaço nas tomadas de decisão, como foi no Haiti, em que a maioria dos libertários era negra e na América Espanhola, que era fortemente miscigenada.
Perguntas interessantes