No processo evolutivo dos vertebrados, um fato importante foi a transição da vida aquática para a vida terrestre. Os anfíbios, por este aspecto, são considerados evolutivamente animais de transição, pois apresentam sua vida larval aquática e vida adulta terrestre apesar da restrição a locais úmidos ou próximos de fontes de água. Uma adaptação dos anfíbios à vida terrestre seria:
A.( ) fecundação externa, com os gametas liberados em meio líquido.
B.( ) esqueleto reforçado e uma modificação na ordem de importância dos órgãos dos sentidos.
C.( ) pele úmida e glandular.
D.( ) respiração branquial e ovos com casca.
Soluções para a tarefa
c. pele úmida e glandular.
A adaptação que fez os anfíbios saírem da água para o meio terrestre foi, principalmente, a capacidade de respirar fora da água. Os anfíbios respiram pela pele por causa de uma glândula natural deles. A pele úmida também é uma forma de manter sua temperatura constante.
A alternativa correta é a letra C, os anfíbios são animais considerados de vida dupla, por apresentarem um ciclo de vida na água e outro terrestre, por este movido, sofreram adaptações á vida terrestre, como, por exemplo, da pele, úmida e glandular, utilizada para a respiração cutânea, ou seja, realizar as trocas gasosas.
Características dos anfíbios
Os anfíbios são animais vertebrados que vivem uma fase da vida em ambiente aquático, e outra fase em ambiente terrestre. Possuem pele lubrificada por meio das glândulas mucosas que auxiliam no processo de respiração cutânea.
São animais ectodérmicos, e sua respiração, além de cutânea, podem ser do tipo branquial ou pulmonar.
Saiba mais sobre anfíbios em:
https://brainly.com.br/tarefa/20275446
#SPJ2