No processo de globalização econômica, a questão ambiental é um dos temas que mais se destaca. O cenário econômico globalizado de desigualdade de acesso aos bens naturais e a crise ambiental contemporânea vêm ressaltando a necessidade um olhar mais abrangente, que analise os efeitos das políticas de desenvolvimento das sociedades modernas sobre as populações vulneráveis, os ecossistemas, a saúde humana e a própria sobrevivência em nosso planeta.
Ou seja, é urgente aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável, equilibrando questões econômicas, sociais e ambientais para que sejam superados os desafios mundiais que a sociedade tem enfrentado.
A partir dessa reflexão, analise as seguintes afirmativas:
I – Historicamente, o homem modificou o meio ambiente, consumiu de forma inconsciente e poluiu os recursos naturais.
II – Há necessidade de estratégias para promover, prevenir e recuperar a saúde ambiental e de um conhecimento amplo sobre essa questão.
III – A poluição é sinônimo de desenvolvimento industrial e poder econômico e está dissociada da pobreza e do subdesenvolvimento.
IV – É preciso incorporar questões do meio ambiente nas políticas de saúde e integrar os objetivos da saúde ambiental.
É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
II.
Há necessidade de estratégias para promover, prevenir e recuperar a saúde ambiental e de um conhecimento amplo sobre essa questão.
Explicação:
Resposta:
A.
I, II, IV.
Explicação:
Historicamente, o homem modificou o meio ambiente, consumiu de forma inconsciente e poluiu os recursos naturais, causando degradação e propiciando a ocorrência de doenças e o baixo nível da qualidade de vida.
Há necessidade de estratégias para promover, prevenir e recuperar a saúde ambiental e de um conhecimento amplo sobre essa questão para que sejam planejadas medidas e intervenções e se atinja o equilíbrio ambiental e o bem-estar comum.
A poluição, ao mesmo tempo sinônimo de desenvolvimento industrial e poderio econômico, hoje está cada vez mais associada com a pobreza e o subdesenvolvimento. Os efeitos negativos gerados pela exploração da natureza e pela degradação ambiental não são vivenciados igualmente, restando a maior parte dos impactos negativos aos mais pobres e vulneráveis.
É preciso incorporar questões do meio ambiente nas políticas de saúde e integrar os objetivos da saúde ambiental em uma ampla estratégia de desenvolvimento sustentável.