no processo de escupi, defina:
a) Entalhe:
b) Moldagem:
c) Fundição:
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Moldagem
Explicação:
O processo mais comum de produção de esculturas consiste em eliminar matéria de um bloco de pedra ou madeira, que são os materiais mais comuns, até encontrar a forma desejada.
Entalhe: O processo mais comum de produção de esculturas consiste em eliminar matéria de um bloco de pedra ou madeira, que são os materiais mais comuns, até encontrar a forma desejada. O mármore é um dos materiais mais usados pelos escultores, bem como outros materiais pétreos, como o alabastro, a pedra calcária ou o granito, além de materiais orgânicos como o osso ou o marfim. Para trabalhar a pedra recorre-se a objetos pontiagudos, que são inseridos no material diretamente ou por meio de um martelo, como a ponteira, que leva ao desbastamento inicial do material; vários tipos de cinzéis, de fio reto ou dentado, com dentes pontiagudos ou retos, para conformar as superfícies; a broca de mão, para perfurações profundas; ou o trépano, para fazer furos. No entanto, até chegar ao acabamento final, é necessária a utilização de limas, grosas e pedras para polir, como a pedra-pomes, o esmeril e materiais abrasivos com os quais se esfrega a peça para se obter a pátina desejada.
Modelagem: Além da concepção da escultura como resultado de um processo de subtração, existem vários procedimentos em que a expressão do volume se alcança mediante em conceito inverso, o da adição. A ocupação do espaço escultórico ocorre a partir da adição e modelagem de material mole (barro, gesso ou cera), até alcançar a forma idealizada. Esses materiais são trabalhados com pontas de madeira, diferentes tipos de espátulas, telas úmidas e, fundamentalmente, com a mão, que outorga uma dimensão criativa direta à tarefa.
Fundição: A escultura em bronze exige um modelo concebido anteriormente, com volume idêntico. A partir desse original, realizam-se em negativo os moldes, que permitem a produção em série. O procedimento mais habitual é a fundição oca, que pede a construção de um núcleo sobre o qual se colocam os moldes, deixando-se um espaço vazio para a soldagem. Outro método muito comum consiste em revestir de cera um suporte de material refratário. Uma vez modelada a cera, o suporte é novamente coberto e submetido ao calor. A cera se funde e deixa um vazio que servirá à soldagem. Uma vez extraída a escultura, leva-se a cabo a tarefa de retoque e polimento.