No processo de desenvolvimento humano, a adolescência é uma etapa crítica, em que se estabelece grande parte dos comportamentos que irão refletir na vida adulta. Entende-se que, nessa fase, a adoção de um estilo de vida saudável, como a prática de exercício físico, por exemplo, é fundamental no processo de desenvolvimento humano. Porém, existem casos em que o excesso de exercício físico, visando ao culto ao corpo, extrapola os limites considerados aceitáveis e acaba trazendo repercussões negativas à saúde dos indivíduos. Imagine que você esteja desenvolvendo uma pesquisa sobre a medicina do estilo de vida para um trabalho sobre saúde e felicidade e foi chamado pelo Dr. Salomão para organizar uma apresentação, exemplificando o estilo de vida que Pedro deveria seguir, considerando cada um dos seis pilares. Como você faria essa apresentação na reunião com a equipe multidisciplinar da clínica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerando o caso de Pedro, a apresentação deveria destacar o seguinte estilo de vida em cada um dos pilares:
Alimentação: dieta equilibrada de nutrientes e vitaminas, com possível supressão de suplementação alimentar.
Controle de tóxicos: supressão da utilização de esteroides anabolizantes.
Atividade física: retorno controlado à prática de exercícios físicos, de maneira gradual, buscando exercícios voltados ao bem-estar e à saúde do corpo, sem ênfase à performance esportiva.
Controle do estresse: considerando o comportamento compulsivo e a obsessão em exercitar-se, é aconselhada a realização de sessões individuais de psicoterapia para trabalhar o distúrbio na imagem corporal e a adoção de técnicas de consciência corporal e controle respiratório (ex: mindfullness) para promoção da autoconsciência.
Relacionamento: estímulo às conexões sociais, em virtude da tendência ao isolamento social. Realização de sessões individuais de psicoterapia auxilia na modulação das competências sociais.
Sono: estímulo ao sono saudável. Considerando a fase da adolescência, de 8 a 9 horas por noite seria o ideal.