História, perguntado por ruansilva2451, 10 meses atrás

no populismo o principal motor e instrumento o povo e entendido como uma realidade homogênea sem qualquer especificidade classista o conceito de povo não e racionalizado predominando sempre a emotividade isso possibilita muitas vezes a associação do populismo ao nacionalismo bem como a existência de lideres carismáticos a parti desse conceito pode ser dizer que getulio vargas em sua atuação de 1930-45

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
24

As alternativas são:

a) inaugurou o populismo no Brasil como prática que desmobilizou politicamente a população apesar de buscar atender às suas necessidades mais imediatas.

b) contradiz o conceito, porque valorizou a organização popular e incentivou as manifestações dos diversos grupos da sociedade brasileira.

c) organizou o populismo através das atividades de diversos grupos, estimulando a unidade nacional a favor das nações europeias.

d) atendeu ao populismo porque priorizou os interesses dos cafeicultores como grupo que assumiria o poder pós-1930, aproveitando a proximidade que esse grupo tinha com a população.

e) não foi um populista porque concedeu favores a determinadas classes, em detrimento de outras.

É correta a alternativa A.

O populismo surge na história do Brasil como uma consequência da Revolução/Golpe de 1930, que foi organizado, nas palavras dos seus próprios "arquitetos" políticos, como uma "revolução para que o povo não a faça".

Embora tenham sido concedidas, então, uma série de benefícios sociais e legislação favorável aos desejos dos trabalhadores, eles mesmos deixaram de ser agentes da mudança política e passaram a ser "clientes" de Vargas, ficando com aqueles direitos que Vargas lhes concedida e sem ter meios de negociar ou exigir mais que aquilo.

Perguntas interessantes