No poema "Para um negro", o eu lírico sugere o que representa a cor da pele para um negro por meio de duas metáforas. a) Quais são as metáforas? b) Interprete as metáforas e responda: O que a cor da pele representa para um negro? c) Essas metáforas sugerem o ponto de vista de alguém. Quem é o agente de ações como desferir o soco ou a facada?
Soluções para a tarefa
Olá,
A) Na compilação dos poemas de Adão Ventura, as metáforas encontram-se nos trechos "a cor da pele é uma sombra muitas vezes mais forte que um soco" e "a cor da pela é uma faca".
B) As metáforas significam, primeiramente, uma "sombra", sendo que sua cor gera uma segregação que segue o negro, enquanto "ser mais forte que um soco" e "uma facada" trata-se do impacto psicológico extremamente negativo, o de ser segregado.
A cor da pele para o negro segundo a visão do poema representa uma dor, não porque ela seja algo negativo, e não é, mas porque as pessoas o segregam e são racistas em função disso.
C) O agente que desfere o soco ou a facada são tanto o preconceito quanto as pessoas racistas.
Abraços!
Resposta:
A) É uma "Sombra mais forte que um soco" e "uma faca que atinge muito mais cheio o coração".
B)As metáforas representam o modo como o negro sente a discriminação de que é vítima: como um golpe, um soco ou uma facada no coração.
C) Todos os que discriminam em razão da cor de pele negra e o peso de sua história.