No poema "Cancão, o eu lirico faz referência ao seu sonho e, por meio
de um conjunto de imagens, revela o destino que deu a eles
a. A que meio ou ambiente estão relacionadas as imagens do poema?
Justifique com alguns elementos do texto.
b. Com que objetivo o eu lirico põe seu sonho em um navio? O que re-
presenta o naufrágio do navio?
c. Dé uma interpretação à imagem final do poema: "e as minhas duas
mãos quebradas".
d. Que sentimentos o eu lírico revela ter em relação ao sonho e à vida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Estão relacionadas ao ambiente marítimo, como comprovam as palavras e expressões navio, mar, naufragar, molhadas, azul das ondas, areias desertas, água, praia lisa.
b) Ele põe seu sonho em um navio com o objetivo de afundá-lo para que, assim, ele desapareça. O naufrágio representa a superação dos sonhos frustrados.
c) O eu lírico pôs o navio no mar com as mãos. Ao afundá-lo e destruir seu sonho, é como se tivesse cortado parte de si mesmo.
d) Sentimentos como pessimismo, desesperança, descrença.
Espero ter ajudado :)
A - As imagens do poema se relacionam ao ambiente marítimo, à praia e ao porto. Os elementos que justificam esse ambiente são:
- Mar
- Naufragar
- Azul das ondas
- Areias desertas
- Debaixo da água
- Praias lisas
- Águas ordenadas
B - O eu lírico coloca seu sonho em um navio para que ele possa ser submerso pelas águas, desaparecendo em um naufrágio. Esse naufrágio simboliza o abrir mão de um sonho do eu lírico, um sonho que não foi alcançado e, por isso, precisa ser superado.
C - Ao submergir seu sonho, o eu lírico feri a si mesmo. As mãos quebradas é a consequência da dor de perder o sonho que ele deixa de sonhar.
D - O eu lírico revela sentimentos negativos e pessimistas frente a uma grande desesperança em relação ao sonho e à vida.
O que é Eu Lírico
O eu lírico é a voz do poema, aquele que, por meio dos versos, revela seus sentimentos e emoções.
Essa voz pode pertencer ao próprio poeta, mas, na maioria das vezes, pertence a uma personagem fictícia, criada unicamente para aquele poema.
Apesar de não ser muito comum, principalmente nos dias de hoje, a personagem criada pelo poeta pode receber um nome e ser referência para outros poemas do mesmo autor, os chamados de heterônimos.
Um exemplo de poeta que utilizou esse artifício foi Fernando Pessoa que possuia três heterônimos, cada um com sua própria personalidade, distinta ao poeta.
Conheça mais sobre Eu Lírico aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/21610625
#SPJ5