O professor estará desenvolvendo habilidades e competências no aluno de forma que ele tenha uma visão multifacetada do objeto de conhecimento em estudo. Temos que torná-lo apto a compreender, relacionar, estabelecer relações, aplicar, sintetizar e avaliar não somente os conteúdos de uma determinada disciplina, mas as disciplinas afins da área de conhecimento em questão. As tentativas de tornar o ensino globalizado não são recentes, mas hoje são revisitadas por teorias inovadoras, próprias do momento educacional e acompanhadas de diferentes interpretações de maior ou menos grau de complexidade. Jaques Salomé, referenciado em Súplica de uma criança aos seus professores, afirma o seguinte:
“Ensinem¿nos o entusiasmo, Ensinem¿nos o espanto da descoberta, Não nos deem apenas as vossas respostas, Despertem as nossas perguntas, Sobretudo acolham as nossas interrogações, Convidem¿nos a respeitar a vida. Ensinem¿nos a mudar, a partilhar, a dialogar, [...], estarão às escolas aptas a atender os apelos ali feitos? E os professores estão teóricamente preparados para essa ruptura? Como fazer para estimular os alunos a prepararem¿se para a mudança e capacitá¿los para adquirir uma visão global de mundo e de tudo que a cerca”?
O pretendido na educação é torná-la capaz de, em novas situações, saber realizar as conexões que se fizerem necessárias e adequadas à situação apresentada. Para isso, deve o professor romper com paradigmas ultrapassados e deixar como vencido o uso exclusivo do quadro e do giz. Esta exigência é um imperativo advindo pela globalização que nela carrega a necessidade do uso e do manejo de novas tecnologias no trato com a educação.
Baseada nas reflexões teóricas abordadas ao longo da disciplina faça uma narrativa de até 20 linhas, sobre qual deve ser a postura do professor do século XXI, diante de uma multiplicidade de informações e tecnologias, as quais, por si só podem construir competências e habilidades nos alunos de hoje.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Olá, amigo(a)!
Vou te ajudar nesta questão.
Atualmente, no século XXI, a postura do professor deve ser pautada na abertura do conhecimento e diálogo. Nesta direção, é essencial que o professor utilize a tecnologia para ensinar e propagar o conhecimento entre seus alunos.
Nesta perspectiva, o professor pode trabalhar com ferramentas interativas que são capazes de mexer com a imaginação dos alunos e, consequentemente, aguçar o senso crítico de toda a turma.
Como exemplo de ferramenta interativa, podemos destacar:
óculos de realidade virtual - com esta ferramenta, é possível mostrar ambientes que os alunos ainda não conhecem, como museus e outros lugares históricos.
Espero ter contribuído.
Perguntas interessantes
ENEM,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás