História, perguntado por tatianerafaely, 2 meses atrás

No plano cultural, a Igreja exerceu ampla influência, traçando um quadro intelectual em que a fé cristã era o pressuposto da vida espiritual.
[...]
Assim, toda investigação filosófica ou científica não poderia, de modo algum, contrariar as verdades estabelecidas pela fé católica. Segundo essa orientação, os filósofos não precisavam se dedicar à busca da verdade, pois ela já havia sido revelada por Deus aos homens. [...]
A partir do exposto e tomando por base os seus conhecimentos a respeito da Filosofia na Idade Média, leia as frases a seguir, buscando estabelecer relação entre elas.
I. A Idade Média, apesar de ser chamada de 'idade das trevas";, foi uma época de consideráveis avanços na filosofia, principalmente no que diz respeito ao campo da lógica.
PORQUE
II. A partir da escolástica e da patrística, a razão assumiu o centro do debate filosófico, impactando para o desenvolvimento da ciência, da arte, da política e da economia.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
As duas asserções são falsas.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, mas não há relação de justificativa entre elas.

Soluções para a tarefa

Respondido por tagliettimariana
1

 Podemos afirmar que apesar da Idade Média ser totalmente considerada como algo ruim, ela também teve avanços na filosofia, graças a patrística e a escolástica, desse modo, a letra D está correta.

 A racionalidade na Idade Média.

 As pessoas ainda estavam muito divididas entre racionalidade e fé, pelo fato da Igreja deter muito poder nessa época, no entanto, isso já era um grande avanço.

 Afinal, as pessoas estavam começando a racionalizar e isso mostrava que as ideologias estavam crescendo e se desenvolvendo.

Perguntas interessantes