Administração, perguntado por portalpaicandup93l8g, 9 meses atrás

No Planejamento Estratégico da empresa, para direcionar suas decisões de longo, médio e curto prazos, seus gestores levam em conta o core business da organização, conceito que se refere ao negócio principal da empresa. Estas decisões podem afetar os relacionamentos da empresa com fornecedores, por exemplo.

Considerando essa questão, leia as afirmações a seguir.

I– Quando uma empresa tem a opção de fazer uma troca de fornecedor com baixo custo e dispõe de um grande número de fornecedores do mesmo item, deve adotar a estratégia de manter o fornecedor principal a qualquer custo.
II– Existe uma relação de dependência entre as partes, quando há uma baixa centralidade de fornecedores, mas, por outro lado, incide um alto custo de troca.
III– Um grande envolvimento entre as partes, com relação de confiança mútua e troca de informações, ocorre quando há grande centralidade de fornecedores e o custo de troca é elevado.
IV– Uma escolha por um único fornecedor pode ser tomada quando há grandes volumes envolvidos ou um contrato para fornecimento global.

É correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandramach
5

A questão está incompleta sem as alternativas, porém, tentarei respondê-la.

As afirmações corretas da questão são a II e a IV.

O relacionamento que uma empresa possui com os seus fornecedores é um dos itens de suma importância para a estratégia competitiva da empresa, pois pode tanto impulsionar o seu crescimento quando deixá-la vulnerável ou até mesmo nas mãos do fornecedor.

Quando uma empresa dispõe de uma grande número de fornecedores de um mesmo item e o seu custo de troca é considerado baixo, ela deve optar por aquele que lhe oferece o mesmo item com maior qualidade, agilidade na entrega e custo menor, pois isso alavancará a sua produção ou as suas vendas.

Por outro lado, se há poucos fornecedores de um item que a empresa necessita e o custo de troca é elevado, então existirá uma certa relação de dependência entre as partes, uma vez que a empresa não poderá dispor, a qualquer momento, de outro fornecedor daquele insumo, sob pena de paralisar o seu processo produtivo.

Existem, ainda, contratos especiais entre empresas e fornecedores, quando um único fornecedor apenas entrega à empresa grandes volumes envolvidos, no chamado contrato global, o que não deixa de ser uma estratégia arriscada.

Espero ter ajudado!


elainedesag: Alternativa 1:
I e II.

Alternativa 2:
II e III.

Alternativa 3:
I, II e IV.

Alternativa 4:
II, III e IV.

Alternativa 5:
I, II, III e IV. #Não tem essa alternativa#
Perguntas interessantes